Flexão-COMO NÃO FAZER

Existem poucas formas de se fazer um exercício completamente errado, embora existam várias maneiras de não ser tirar o máximo de uma série de flexão de braço. A primeira – e geralmente única – indicação de que você está fazendo o exercício errado é sentir muita dor, palpitação ou falta de ar. Flexões de braço são exercícios que produzem bastante ácido lático – e portanto um certo desconforto, mas existe uma diferença bem grande entre dor de músculo sendo exercitado e dor de músculo ou articulação sendo lesionado. Na dúvida, é melhor passar em um médico ou ao menos num profissional de educação física para ver se está tudo OK. 
Mesmo que você não esteja fazendo flexões de uma maneira completamente errado, ainda há alguns comportamentos que são considerados roubar. Eles não vão matar ninguém, mas também impedem que você tire o máximo da série de exercícios. Confira a seguir:
  • Fazer na velocidade errada: tudo depende do seu objetivo com as flexões. Se você quer ver os seus músculos crescerem, você tem que fazer as séries o mais devagar possível. Porém, se o que você quer é ganhar condicionamento físico (cardiovascular etc), você tem que fazer rápido. A velocidade tem que ser definida pelos seus objetivos. O que não adianta é você reclamar que faz 100 flexões em dois minutos e não vê os músculos crescerem o quanto gostaria.
     
  • Olhar para frente: na verdade esta chega até a ser uma dica para prevenir acidentes. Você tem que manter o corpo inteiro alinhado, e o pescoço o mais relaxado possível. Ao olhar para frente, você aumenta os riscos de ter problemas no pescoço.
  • Fazer força com a cabeça: este caso é parecido com o olhar para frente. Você aumenta o risco de problemas no pescoço, e também tira o foco de onde ele deve estar: no peitoral e nos braços.
  • Fazer corpo mole: independentemente de qual tipo de flexão você for fazer (clássica ou outras modalidades focando em grupos musculares específicos), a pior maneira de roubar é deixar o corpo desestabilizado ou mole – para tornar as coisas mais simples. O seu corpo deve estar reto (ou ao menos tensionado) a todo momento, e quanto mais foco você colocar nos músculos – nem que seja atenção para manter o corpo inteiro bem ativo -  melhor será o resultado. Se você não consegue fazer uma flexão correta com as pernas estendidas no início, dobre os joelhos e comece dessa forma. É melhor ganhar músculos direito até conseguir dar o próximo passo, que ficar se enganando e não sair do lugar.
  • Parar antes da hora: tudo depende do tipo de treino que você está fazendo, mas a regra geral é fazer o máximo que você puder, e parar (ou interromper uma série) só quando realmente o corpo não agüenta mais a dor muscular (diferente de dor nas articulações, palpitação, falta de ar ou qualquer sintoma fora de normal – aí é melhor parar imediatamente). Por produzir muito ácido lático, a flexão costuma ser um exercício em que a cabeça tenta parar antes de o corpo realmente precisar. Na dúvida, faça uma forcinha e tente repetir mais uma vez antes de parar. Funciona maravilhas.