Pra que treinar panturrilha e antebraço?

Se eu lhe perguntasse o que você considera um indicativo de um físico bem trabalhado em um programa de musculação, seria impossível fugir do que salta mais aos olhos como: o abdômen tanquinho, peitoral e braços fortes para os homens, cintura fina, pernas torneadas e bumbum durinho para as mulheres, etc.
É claro que estas modificações também representam melhora no condicionamento físico de maneira geral, mas, e os outros músculos que não estão entre os ícones do “corpo perfeito”?
Pois é, existem grupos musculares menos lembrados, mas que nem por isso deixam de ser importantes para mantermos uma boa forma física.
Vou citar dois desses músculos, que também têm outra característica comum, estão entre os músculos que lembramos com mais freqüência quando apresentam problema, principalmente quando estão associados à dor.

O primeiro deles é um dos músculos menos lembrados na musculação, o do antebraço. Mas isso não significa que seu fortalecimento seja menos importante que os demais. Esse músculo ou grupo de músculos, ajuda a dar mobilidade a uma das articulações mais presentes em nossas atividades diárias, a do punho.
Ações como o apoio, equilíbrio e tensão para segurarmos algum peso ou nos segurarmos em algo, estão entre as mais importantes.
Mas, talvez você entenda um pouco melhor sua importância se eu lembrar que  pessoas que exercem rotineiramente atividades como a de digitar em um computador têm maior chance de apresentar lesão por esforço repetitivo , no punho, associada a dor, desconforto e ausência no trabalho. Ficou mais claro?
Então, trabalhar melhor os músculos do antebraço, muitas vezes esquecidos no seu programa de musculação pode te ajudar a não andar por aí com o punho imobilizado ou com uma lesão crônica, para dar apenas um exemplo.
Outro músculo não menos importante é o da panturrilha (batata da perna), também lembrado, geralmente, por pessoas que passam muito tempo em pé, e que, é claro, sentem alguma dor.
A panturrilha, além de nos ajudar na locomoção, também é um músculo importante para manter uma boa circulação do sangue quando estamos em movimento, facilitando seu retorno para o coração.
Por isso, se não estiver adequadamente trabalhada, essa musculatura pode comprometer nossa capacidade de nos deslocarmos ou ficarmos em pé, nos fazendo conviver com dores freqüentes e também aumentar a chance de apresentarmos problemas circulatórios como as varizes.
Esse músculo é bastante exigido quando fazemos exercícios como andar, correr ou pedalar. Mesmo assim, fortalecê-lo e alongá-lo na musculação são práticas importantes para manter suas funções.
Agora que você já sabe a importância desses músculos, informe-se com seu professor como trabalhá-los da melhor forma e procure saber também sobre outros grupos musculares que eventualmente possam ter sido “esquecidos”.

Novo Comentário